Os desalmados

violentosTodos os personagens de Perdidos e violentos, do norte-americano Andy Nowicki, estão diante de dilemas envolvendo resoluções trágicas para si ou para outros.

No primeiro conto, dois adolescentes entram num restaurante e iniciam uma conversa amalucada, tangenciada por uma tal missão, como se os atiradores de Columbine tivessem parado para um café da manhã antes de praticarem o massacre.

Em seguida, “Oswald faz pontaria” traça um perfil de Lee Harvey Oswald, reservando um final distinto para o famigerado assassino do presidente Kennedy. A terceira narrativa é sobre um homem que decide tirar a própria vida, porém, no meio do processo, descobre que tem uma conexão mental com sua psicóloga.

“O buda de madeira” é estupendo. Trata de um caso sexual entre professores de um colégio religioso, que se ligará à descoberta de escritos cujo conteúdo despertará a exploração de um subtexto relacionado a aborto, adultério, catolicismo e suicídio.

O último conto discorre sobre um homem que se filia a um culto no qual se condiciona a dispensa da identidade como ingresso para se chegar a um plano espiritual.

Nowicki irradia por todo livro uma forte carga de niilismo. Ainda que uma das primeiras frases faça uma associação entre metáfora e clichê, as narrativas são carregadas de significados metafísicos relacionados à ruína do homem social, à dissolução dos valores morais para uma animalidade conduzida pela violência.

Com isso, os contos conformam uma unidade regida pelo lema de que viver se tornou pesado demais, e a humanidade, desalmada, caminha iludida pela fé ou pela busca por uma reserva de sentido que se localiza no fundo do abismo.

***

Livro: Perdidos e violentos

Editora: Simonsen

Avaliação: Muito Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s