T.H.U.G.

odioO ódio que você semeia tem um argumento simples, embora trágico: dois adolescentes negros saem de carro de um festa e, no meio do caminho, são parados por um policial branco que, sem motivo, mata um deles.

A força motriz do livro de estreia da norte-americana Angie Thomas está nas consequências domésticas e sociais que essa morte gratuita irá desencadear.

Direcionado ao leitor jovem, o volumoso romance tem como protagonista Starr, uma adolescente negra, de 16 anos. Ela é a testemunha do crime e irá pesar esse trauma aos dramas da puberdade, vivendo num bairro dominado por gangues rivais, abuso de autoridade e tráfico de drogas.

No microcosmo em que transita, a estudante tem de lidar com o fato de ser uma das poucas negras numa escola de classe média, onde prevalecem alunos brancos. Seu namorado, aliás, é branco. E esse é um dispositivo para se tratar de racismo (de ambos os lados) e desigualdade entre classes.

A questão principal, porém, é a injustiça. Khalil, o adolescente morto, vendia drogas. E a prática, em maior ou em menor escala, é sugerida como atenuante da ação truculenta e incontornável do policial, tanto pelos promotores quanto pela mídia, e até mesmo por parte da comunidade.

Angie Thomas insere temas importantes e agudos num ambiente demarcado por situações e conflitos frugais, como festas, paqueras, baile escolar, videogame, marca de tênis e séries de tevê. A ideologia e a luta dos negros em prol da igualdade civil são contextualizadas, por exemplo, por meio do rap.

Tecnicamente, a autora constrói seus diálogos e cenas influenciada diretamente pela estrutura cinematográfica (não por menos o livro já virou filme). Embora pontuado por referências muito particulares da cultura americana, é um livro fácil de ser associado à realidade dos jovens negros no Brasil.

***

Livro: O ódio que você semeia

Editora: Galera

Avaliação: Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s