Apocalipse, não

mundoO mundo não vai acabar, de Tatiana Salem Levy, mescla textos selecionados da coluna da escritora no jornal Valor Econômico com material inédito.

São crônicas que podem ser classificadas de resenhas, pois seus cernes são sempre obras literárias. A autora se vale do expediente de partir de um acontecimento de escala global ou pessoal para projetá-lo num livro cujo conteúdo lhe servirá de dispositivo para refletir sobre o fato.

Desse modo, ao assuntar a eleição de Donald Trump, por exemplo, encontra nos títulos da alemã Hannah Arendt uma contraparte para analisar o crescimento da extrema direita, do totalitarismo que é o ovo da serpente do império ariano. Política, memória e literatura se revezam na condução dos temas.

O Oriente Médio ganha destaque, em razão dos conflitos armados e dos guardados afetivos relacionadas à Turquia, terra-mãe de parte da origem familiar da escritora e onde extraiu material para compor seu primeiro romance. Os textos em que revira seu relicário de leitura são os mais saborosos, como o que revive seus encontros iniciais com Clarice Lispector ou aquele em que estimula um entendimento sobre literatura e política por meio dos livros de Raduan Nassar.

Questões atualíssimas e outras de combustível inesgotável trazem à baila o debate sobre a violência contra a mulher, a intolerância e ecos dos porões da ditadura. Numa crônica na qual aborda os direitos das minorias sexuais, Salem Levy faz um bom apanhado de autores brasileiros que levaram o tema da identidade sexual para seus livros.

Com uma boa articulação de ideias e escrita fina, a autora defende com postura seus pontos de vista, além de causar interesse pelas leituras que propõe.

***

Livro: O mundo não vai acabar

Editora: José Olympio

Avaliação: Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s