Inexorável

cemObra definitiva do colombiano Gabriel García Márquez, o monumento Cem anos de solidão ganha uma edição comemorativa de 50 anos de lançamento, com capa dura, acabamento emborrachado e ilustração exuberante.

O romance narra a saga dos Buendía, através de distintos personagens cujas existências decorrem sob o signo da solidão. Com uma profusão imaginativa que batizou o realismo mágico, as gerações da família esgarçarão o tempo no território da fictícia Macondo, variando entre a ascensão e a queda análogos à própria memória da aldeia.

Em seu livro de memórias Viver para contar, García Márquez conta que a origem do enredo está numa viagem que fez na companhia de sua mãe à sua cidade natal, Arataca, nos anos 1950. O motivo era a venda da casa em que passou a infância.

Porém, ao chegarem ao local, encontraram um vilarejo poeirento, tomado por “um silêncio material”. Esse episódio de absoluta desolação foi o germe do romance.

Não por menos, como todo bom representante do realismo mágico, a trama traz, em seu forro, uma abrasadora crítica sociopolítica.

O mexicano Carlos Fuentes definiu a obra como o Dom Quixote latino-americano, uma “maravilhosa recriação do universo inventado e reinventado; prodigiosa imagem cervantina da existência transformada em discurso literário, em passagem contínua e imperceptível do real ao divino e ao imaginário”.

Outras leituras admiradas, de autores admiráveis, cercaram o romance durante esse meio século. A maior questão, talvez, seja considerar se a saga dos Buendía segue tão impactante para os leitores de hoje como foi transformadora para as gerações que sucederam sua primeira publicação.

A resposta é sim. Cem anos de solidão é uma obra de poder inexorável.

***

Livro: Cem anos de solidão

Editora: Record

Avaliação: Excelente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s