Secretismo

wildfellAssim como suas irmãs mais velhas, Charlotte e Emily, Anne Brontë precisou se utilizar de um pseudônimo masculino para que seus livros fossem publicados. Desse modo, a autoria de A senhora de Wildfell Hall foi originalmente atribuída a Acton Bell.

A estratégia, no entanto, não livrou o romance de avaliações negativas e escandalosas, em razão de ser protagonizado por uma mulher forte e independente, que não se submetia aos padrões morais da época. Estava-se na Inglaterra do século XIX, e a desigualdade entre os sexos ditava a conduta social.

Por esse mesmo motivo, o livro foi sendo mutilado por editores durante anos. Aqui se tem a versão integral, com um prefácio escrito pela própria Anne Brontë, no qual assume a contundência do texto, afirmando que seu desejo era relatar a verdade, pois a verdade sempre comunica sua própria moral para quem é capaz de absorvê-la.

Exatos 170 anos depois, a tal verdade e o argumento seguem pertinentes e atuais.

O conteúdo, porém, não é o único fato que coloca a autora à frente de seu tempo. Brontë maneja a forma literária, na acomodação de uma linguagem realista sem se esvaziar de abstrações, descritiva ao mesmo tempo que ágil, favorecendo uma leitura de imersão.

Na trama, a chegada da Sra. Helen Graham à propriedade de Wildfell Hall, apenas na companhia do filho e de uma criada, chama atenção dos vizinhos. Entre eles, encontra-se o fazendeiro Gilbert Markham, que nutre uma amizade com a criança, a fim de alcançar a confiança de sua mãe.

Quando Markham tem acesso ao diário de Helen, vem à tona um passado de violência doméstica, que está conectado a um segredo relacionado ao menino.

A senhora de Wildfell Hall apresenta uma personagem complexa por conta e em meio a eventos dramáticos.

***

Livro: A senhora de Wildfell Hall

Editora: Record

Avaliação: Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s