Pet

cachorroA despeito do título aparentemente autoexplicativo, Crônicas para ler com seu cachorro traz uma abordagem não tão amistosa sobre a relação entre humanos e caninos.

Não se trata de um livro da estirpe de Marley & eu, em que o cão é um dispositivo para se refletir sobre os altos e baixos da vida, sobre como somos (sic) moldados por alegrias e tristezas, quedas e superações. Nos textos da veterinária Silvia Parisi, o animal é, na maioria das vezes, o elemento de discórdia.

É o caso dos recém-casados que decidem comprar um pet e a coisa desanda; do sujeito que tem o descanso dominical abalado pelos latidos de um cachorro que fica preso fora da padaria, em frente ao seu prédio; da senhora que leva seu cãozinho à praia e desencadeia uma briga generalizada.

O ponto de contundência é “Troque seu cachorro”, no qual um mulher passeia com seu cão-filho, quando é acessada por um menino de rua.

O garoto pede que lhe pague uma lata de leite para seu irmãozinho, no que ela acata. Na farmácia, no entanto, uma discussão envolvendo a marca e o preço a leva a concluir que nada é mais sem sentido do que aquela famosa frase da canção do Eduardo Dusek.

Dá a entender que a autora tem a intenção de revelar, por meio da convivência entre donos e animais de estimação, os desvios da natureza humana, dispostos numa série de atitudes e comportamentos dos mais pontiagudos – o que não deixa de ser válido e interessante.

O caso é que, tirando uma ou outra narrativa, o repertório contrasta com o conceito do livro de comportar “crônicas divertidíssimas; uma leitura deliciosa para ser feita a dois: você e seu animalzinho de estimação”.

Falta, ainda, perícia na escrita de Parisi, que não se furta de encadeamentos fáceis, lugares-comuns e uma leveza que está mais para fragilidade que para desenvoltura.

***

Livro: Crônicas para ler com seu cachorro

Editora: Tinta Negra

Avaliação: Regular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s