Vida, transitivo

passaA escritora russa Elena Guro tem finalmente sua obra apresentada ao leitor brasileiro, com Assim a vida passa. A bem cuidada edição artesanal é composta por um conto maior, que empresta nome ao livro, e outros dois menores: “Manhã” e “Primavera”, num total de cinquenta páginas.

Guro traz, em seus livros, elementos do populismo russo, movimento literário que buscava uma identidade nacional em detrimento às influências europeias. O foco, neste caso, passam a ser as classes baixas e os temas cotidianos, estabelecendo uma ruptura da estética vigente, que pode ser percebida no uso da linguagem.

Os textos são moldados por uma escrita direta, de frases curtas e bem pontuadas. Em contrapartida, embora tenham a articulação e o compasso da prosa, há uma plasticidade poética na maneira com que a autora constrói seu inventário de imagens, transitando entre a dinâmica da vida urbana e a quietude da natureza silvestre.

“Assim a vida passa”, o conto de abertura, retrata a incursão da pequena Nelka de um dia ao outro. Ao mesmo tempo em que reporta, com uma sensibilidade fascinante, o que está à sua volta, a narradora mirim desfia sua relação com o padastro opressor, num tom que fica entre a melancolia e a resignação.

Tudo com o poder desconcertante do consórcio de poucas palavras. As luzes queimavam e brilhavam. Como se caíssem de uma só vez.

Os contos posteriores são expedições por um território vernal, superativado por efeitos sensoriais, que ora dá a impressão de ser a travessia de um sonho, ora a experimentação de uma beleza selvagem descrita de forma suprassensível.

Merece destaque a tradução de Gabriela Soares, que protege, com diligência, a voz marcante de Guro.

***

Livro: Assim a vida passa

Editora: Arte e Letra

Avaliação: Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s