Diário

verdadeA crônica que abre A verdade é apenas uma versão dos fatos, de Whisner Fraga, é sobre a chegada ao mundo de sua filha.

Durante o texto, o autor conta que, após o parto, “enquanto mastigava uma brachola mal cozida”, teve o lampejo de comprar um caderno e escrever o diário de Helena, “o diário de seu nascimento”.

Seria esse o meu presente a ela, o meu jeito de dizer à minha filha que eu não ficaria indiferente àquele momento.

O texto seguinte é sobre este diário. No entanto, a grande sacada de Fraga não é levar adiante o registro desses dias, mas se valer do fato de ele próprio ter avançado uma etapa na vida – a da paternidade – para se lançar ao encontro de seu passado e resgatar a vivência da criança que foi.

Temos, assim, crônicas cuja matéria nuclear é a memória. O território de escavação é a cidade mineira de Ituiutaba, onde nasceu e passou a infância, acumulando experiências aqui convertidas em relatos cobertos suavemente pelo verniz lustroso da ficção.

Com uma carreira literária constituída em sua maior parte por contos, o autor contamina as narrativas com alguns aspectos da prosa ficcional. A saber gêneros de parentesco próximo, a exposição escrita se infiltra pela subjetividade das lembranças, moldando as histórias com que foi apreendido desses anos pelo filtro de uma contemplação lírica.

Desses momentos vividos com intensidade, destacam-se as relações familiares, os traumas, os acontecimentos curiosos e o processo de maturidade e de formação.

Inteligentemente, a coletânea se encerra com uma crônica em que traça um paralelo entre seu relacionamento com o pai e o pai que pretende ser para sua filha, de modo a completar um círculo no qual, de ponta a ponta, os temas se emparelhem, interligando, com a goma da afeição, passado e futuro.

Uma pena o autor ter incluído, na páginas finais, alguns textos de conteúdo mundano, que destoam completamente da concepção do livro.

***

Livro: A verdade é apenas uma versão dos fatos

Editora: Penalux

Avaliação: Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s