Macuxês

macuxiEm Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol, repousa o mito de Makunaima. O filho do amor impossível entre o Sol e a Lua, o curumim do Monte Roraima que se transformou em guerreiro entre os índios macuxis, até que a destruição da Árvore de Todos os Frutos fez com que castigasse com fogo toda a tribo.

Nascida nas terras de Guarajá-Mirim, a escritora e doutora em Teoria da Literatura Julie Dorrico conheceu a lenda de Makunaima quando, numa travessia de barco na infância pelas cidades de Boa Vista e de Lethen, na Guiana, ouviu da bisavó narrativas do guerreiro de fogo e de seus ancestrais macuxis.

A volta a esse rio caudaloso da mitologia indígena é a matéria nuclear de Eu sou macuxi e outras histórias, volume de prosas mescladas entre o autobiográfico e o ficcional, que venceu o Prêmio Tamoios 2019, direcionado para o reconhecimento de talentos literários do povo indígena.

São textos breves que se afiguram entre a poesia de versos livres e o relato poético sem ser de fato um deles, abastecidos pela fonte da oralidade remota que resgata os rituais, a culinária, a fauna, o folclore, o idioma, a flora amazônica, os registros real e quimérico.

Julie se conecta com o universo de seus antepassados em busca de pertencimento, usando de uma escrita conduzida pelo afeto da memória e por uma densidade imagética para transportar o leitor a esse território mágico de divindades e contexturas selvagens, mas também para denunciar o apagamento secular de um povo, seu povo.

O valor estético das narrativas é potencializado pelos traços rústicos e iconográficos de Gustavo Caboco, descente de wapichana, e por um trabalho editorial criativo, como ocorre no texto “A castanheira”, diagramado no formato alusivo da copa de uma árvore.

Diante de um governo que apoia declaradamente a exploração das reservas indígenas, Eu sou macuxi… não é só boa literatura, mas uma peça de resistência.

 

 

***

 

 

Livro: Eu sou macuxi e outras histórias

Editora: Caos & Letras

Avaliação: Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s