Press

arte_livroEm novembro de 1888, o gravador Emery Walker, palestrava sobre Letterpress, Gráfica e Ilustração na Sociedade de Arts and Crafts. Entre os espectadores, estava William Morris, escritor e tradutor inglês, que, profundamente fascinado com o que viu, saiu de lá decidido a iniciar “sua aventura tipográfica”.

Nascia a private press, a pedra fundamental do que se conhece como impressão caseira. Um processo que visa a excelência na produção editorial, desde a seleção do papel ao tipo de fontes e ilustrações. O primeiro livro a ser publicado foi um conto do próprio Morris, intitulado The story of a glittering plan.

Décimo terceiro volume da Coleção Artes do Livro, Sobre as artes do livro reúne uma série de ensaios escritos por Morris acerca do ato de se produzir e de se admirar livros. Os textos versam sobre manuscritos ornamentados da idade média, as primeiras ilustrações dos livros impressos e as xilogravuras dos livros góticos, entre outros.

A edição de capa dura, qualidades de papel e um cuidado digno de obra de arte ainda traz quatro colóquios com Morris e páginas inteiras lindamente preenchidas com ilustrações, gravuras, impressões tipográficas e fotografias.

Caso não bastasse esse deleite visual, um dos ensaios se inicia com a mais perfeita consideração acerca do amor pelo livro:

Se me perguntarem qual é a realização mais importante da arte, bem como a coisa a ser mais intensamente desejada, eu responderei: uma bela casa. E se, em seguida, me pedirem para indicar a segunda realização e a segunda coisa mais intensamente desejada, eu responderei: um belo livro.

***

Livro: Sobre as artes do livro

Editora: Ateliê Editorial

Avaliação: Bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s